Câmara de Laranjeiras recebe membro de Sindipetro

O sindicalista foi convidar os vereadores para uma sessão ordinária na ALESE, que tratará sobre o fechamento da sede da Petrobras em SE, localizada na Rua Acre, em Aracaju

O sindicalista e petroleiro, Leandro Soares, mais conhecido por Vado, esteve na tarde/noite desta terça-feira, 24/09, na câmara de Vereadores do município de Laranjeiras participando da sessão ordinária de nº 48. O motivo de sua estada foi justamente para convidar os edis locais para participarem, na próxima quinta-feira, 26/09, de uma sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe- ALESE, onde na oportunidade irão debater sobre os problemas que serão ocasionados com a possibilidade de fechamento da sede da empresa Petrobras em Sergipe, localizada esta na Rua Acre, em Aracaju.

"Viemos aqui conclamar a participação de todos, convidar para que se façam presentes na sessão ordinária da ALESE, nesta próxima quinta-feira, onde discutiremos os sérios problemas que serão ocasionados com a possibilidade do fechamento da sede da Petrobras em Sergipe. É preciso que todos nós possamos nos envolver, nos responsabilizar e lutarmos em prol de uma Petrobras cada vez mais presente em Sergipe", disse ele.

Na oportunidade ele ainda relatou sobre a hibernação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe - FAFEN/SE, uma subsidiária da Petrobras cuja planta industrial se encontra localizada no bairro Pedra Branca, em Laranjeiras.

"Trataremos também deste termo criado pela Petrobras, hibernação, para tentar fechar a empresa Fafen que é perfeitamente viável, inclusive com condições de o município de Laranjeiras arrendar. É possível, basta as autoridades daqui reivindicarem isso. Mas, digo que a guerra ainda não acabou e vamos continuar lutando para que ela volte a produzir e até a duplicar, pois repito, a Fafen é viável, porém o governo federal tem como interesse entregá-la a iniciativa privada, internacional até", disse.

O vereador Adriano Carvalho perguntou se ele estaria a par da questão de uma ajuda financeira prometida para o município de Laranjeiras como compensação pelo fechamento da empresa, e mais, se ele tinha alguma informação a respeito da possibilidade de um arrendamento da Fafen por empresas privadas.

Na sua resposta, o sindicalista Vado não conseguiu satisfazer o edil Adriano, onde usou da fala o vereador Jânio Dias, que também faz parte do corpo de funcionários da Fafen, e respondeu que "realmente a Petrobras prometeu uma ajuda financeira para o município de Laranjeiras para diminuir o impacto do fechamento, mas que até o presente momento isso não aconteceu, e quanto ao arrendamento, a coisa tem andado mas nada de concreto já foi definido".

Quanto a sugestão do sindicalista da prefeitura arrendar a empresa, o vereador João Ferreira perguntou se num seria melhor o Estado fazer isso. Lhe fora respondido por Vado que "já foi sugerido, porém o Governo do Estado não deu sinais de interesse".

Já o vereador Adriano Carvalho disse que "a prefeitura de Laranjeiras não está mantendo o hospital São João de Deus, que dirá a Petrobras/Fafen", finalizando com essa frase: "Prefiro a Petrobas/Fafen nas mãos da iniciativa privada do que aquela importante empresa fechada".

FONTE: JORNAL GAZETA VALE DO COTINGUIBA

Data da última atualização no site: 18/10/2019 09:40