Com relação ao episódio em que o piso salarial dos servidores do Magistério, ou seja, dos professores do município de Laranjeiras, não será pago neste mês de março porque a Câmara de Laranjeiras não aprovou o projeto em tempo hábil, esclarecemos:

1° Realmente o projeto chegou na câmara no dia 21/02. Seguindo a sua tramitação normal, ele passa em até 10 dias nas comissões que têm que dar o seu parecer, o que aconteceu;

2° Nesse intervalo de tempo ele foi para a 1a Discussão, depois vieram os dias de folga do carnaval;

3° Além dos dias de folga do carnaval, o mês de fevereiro compromete as votações por ser de apenas 28 dias;

4° Como o Prefeito não se preocupou em solicitar que o projeto tivesse tramitação em regime de urgência, ele seguiu sua tramitação normal;

5° Durante esse tempo, por duas razões tivemos dois dias de sessões comprometidos. Um foi o dia em que as obras no plenário da Câmara para implantação do novo sistema do painel de votação e transmissão das sessões não nos deu condições de realizar a respectiva sessão. O outro foi um dia em que, excepcionalmente, sete vereadores não compareceram à sessão, tendo que ser cancelada o que acabou travando a pauta.

6° Após esses contratempos, o projeto teve a sua tramitação normal com a 2a Discussão e votação sendo aprovado por unanimidade chegando até a prefeitura nesta quarta-feira, dia 27/03.

7° Estranhamente, em nenhum momento o prefeito, ou alguém de sua assessoria, se manifestou quanto a urgência do projeto, em nenhum momento recebemos qualquer tipo de cobrança por parte da prefeitura para atender a prazos, em nenhum momento recebemos qualquer tipo de cobrança quanto ao envio do projeto com brevidade, tal como já ocorreu com proposituras anteriores que eram notadamente de real interesse do Poder Executivo. Ou seja, nos parece que, propositalmente, deixaram a tramitação correr normalmente, alegando hoje que não será possível pagar o piso por culpa do Poder Legislativo, o que chega a ser uma mentira descabida.

Finalizamos esta nota enfatizando o compromisso desta Casa para com os professores e demais servidores e colaboradores do município de Laranjeiras.

Está é a verdade!

Câmara municipal de Laranjeiras