REUNIÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE LARANJEIRAS BUSCA A DEFINIÇÃO DOS LIMITES DO MUNICÍPIO

Aconteceu nesta quinta-feira, 4 de abril, na Câmara Municipal de Laranjeiras, uma reunião na qual estiveram presentes o prefeito Paulão da Varzinhas, os vereadores Jânio Dias, Maria Brasilina, Marizete dos Santos, Neguinho de Carmen e Adelmo de Zé Bodega, além de alguns secretários municipais. Ainda presentes o prefeito de Santo Amaro das Brotas, Dadal, representantes dos municípios de Riachuelo, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro, bem como representantes dos órgãos IBGE, Secretaria Geral de Governo e Procuradoria do Estado de Sergipe.

O objetivo deste encontro foi para definir de uma vez por todas, quais os limites do município de Laranjeiras, já que há um bom tempo vem sendo questionado se Camaratuba pertence a Laranjeiras ou a Socorro e/ou se o Massapê pertence a Laranjeiras ou a Riachuelo, pois a última definição que se tem está datada do ano de 1954.

O que se decidiu diante destes questionamentos, é que o Massapê continua sendo zona pertencente ao município de Riachuelo, já o povoado Camaratuba - que ao longo dos anos vem sendo mantido pelo município de Laranjeiras - passaria a ser território do município histórico, e não mais de Nossa Senhora do Socorro.

Neste segundo caso, ainda falta uma maior conversação do prefeito de Laranjeiras com prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, e como ele não compareceu a este evento, deixou-se para uma outra oportunidade a definição desta questão.

"Muito importante essa reunião de hoje. O Poder Legislativo de Laranjeiras sempre questionou os nossos limites, sobretudo com relação ao povoado Camaratuba que hoje dizem pertencer a Socorro que inclusive é quem fica com os repasses federais, enquanto que nosso município fica apenas com a responsabilidade de manter Camaratuba com escola, posto de saúde, ambulância, transporte e muito mais. A partir de hoje estamos dando uma nova luz a solução desse problema, mas é preciso que Socorro também venha interagir, discutir e avaliar essa problemática para que tenhamos uma solução", disse o vereador Jânio Dias.

Segundo relatos não-oficiais, porém apurados pela nossa reportagem, o município de Socorro abriria mão de Camaratuba em benefício de Laranjeiras caso o município histórico liberasse uma área vizinha ao Calumbi, ou seja seria uma troca de territórios. É como se Socorro perdesse algo aqui, mas ganharia algo acolá.

No término da reunião ficou acertado que um novo encontro acontecerá para que Laranjeiras e Socorro definam essa situação, vez que, Riachuelo e Laranjeiras já assinaram o protocolo com relação ao Massapê, Santo Amaro e São Cristóvão também reconheceram seus limites com Laranjeiras faltando somente definir com quem ficará Camaratuba.

Definido este impasse, aí o Governo do Estado encaminhará para a Assembleia Legislativa um projeto de lei com o novo estudo cartográfico dos limites de Laranjeiras, sendo aprovado e sancionado se tornará lei, a qual será encaminhada para o IBGE que tomará as providências cabíveis.

FONTE: JORNAL GAZETA VALE DO COTINGUIBA

Data da última atualização no site: 15/04/2019 09:43