Vereadores se reúnem com MPE para tratar sobre problema do Hospital da cidade

Os vereadores de Laranjeiras participaram na manhã desta quinta-feira, (03), de reunião pública com o promotor Lúcio José Cardoso Barreto Lima, da 2ª Promotoria do Ministério Público, no município. Os representantes do legislativo municipal, por iniciativa do vereador José Carlos Sizino Franco, o JJ, foram provocar o representante do Ministério Público (MP) para tentar resolver a precariedade dos serviços prestados no Hospital São João de Deus, além da falta de repasse da Prefeitura para a Associação que administra a unidade de saúde.

De acordo com o vereador José Carlos Sizino Franco (JJ), esta é mais uma tentativa de amenizar o sofrimento da população de Laranjeiras, que vem há algum tempo recebendo atendimento precário no Hospital por conta da falta de repasse da Prefeitura, o que ocasiona o atraso nos salários dos colaboradores e a falta de material de trabalho (insumos). Por conta desses problemas, a unidade está praticamente de portas fechadas. Os atendimentos são realizados apenas em caso de emergência.

“Já fizemos diversas denúncias na tribuna da Câmara, já solicitamos a documentação necessária para averiguar a real situação desse impasse entre a Prefeitura e a Associação, mas nada de concreto chegou em nossas mãos. Assim como, no mês passado, nos reunimos com o Presidente da Associação São João de Deus, André Santos Andrade. Queremos resolver de uma vez por todas essa situação de precariedade, sem distinção de partido político. Da forma em que o hospital se encontra não pode ficar, já que o povo não precisa se deslocar até Aracaju para realizar procedimentos de média e alta complexidade”, destacou o vereador JJ.

O Presidente da Câmara, Luciano dos Santos ressaltou o empenho dos vereadores nesta causa tão importante. “Os vereadores de Laranjeiras, independente de parido político estão empenhados nesta causa e preocupados com a situação precária do Hospital. Não queremos que o hospital venha fechar as portas novamente, por que o povo sofre bastante indo a Aracaju, além de sobrecarregar o HUSE. No passado, a unidade já foi referência pelo bom atendimento e realização de exames e cirurgias”, disse Luciano dos Santos.

Diante da situação exposta pelos vereadores e outras informações já apuradas pelo Ministério Público, o Promotor Lúcio José Cardoso Barreto Lima se mostrou empenhado e garantiu que vai acompanhar de perto a situação, tendo em vista que o interesse maior é coletivo. “Algumas providências já estão sendo tomadas pela promotoria. Alguns Termos de Ajustamento de Conduta (TAC’s) foram feitos entre as partes envolvidas e há pouco tempo realizamos um Temo de Audiência Extrajudicial, porém vamos acompanhar de perto a situação e, caso necessário, adotaremos novas providências. Quero aqui externar que cabe a cada um dos senhores vereadores agirem de forma independente, neste e em outros casos”, destacou o promotor.

O Vice-presidente da Câmara, Jânio Dias frisou durante a audiência que é preciso unir forças para resolver a situação, mas se necessário for, vai propor a instauração de uma CPI. “O legislativo vem denunciando e adotando os meios legais para resolver este impasse, que se arrasta há muito tempo e agora estamos de mãos atadas. Portanto, o apoio do judiciário é fundamental”, frisou.

Todos os edis comungam numa coisa, o momento não é para direcionar culpas, se é da direção do hospital ou da prefeitura, mas sim de chamar cada um a sua responsabilidade, porque do jeito que o hospital está não pode continuar.

FONTE: ASCOM/CML

Data da última atualização no site: 11/11/2019 11:54